Orientações aos Acompanhantes

Orientações aos Acompanhantes

A portaria Nᵒ 280/GM de 07 de abril de 1999, bem como o Código de Proteção a Criança e ao Adolescente garantem, respectivamente, aos maiores de 60 anos e aos menores de 18 anos o direito a permanência de um acompanhante durante o seu período de internação.

Além disso, entendemos sua presença como uma contribuição a recuperação de nosso cliente, tendo em vista se você, membro de um núcleo considerado primário para todo o ser humano, a Família.

Pensando assim, elaboramos esse espaço, com informações importantes, direcionadas a orientar sua permanência no Hospital São Raimundo, evitando os riscos da infecção hospitalar.

Ao acompanhar um paciente lembre-se de:

  • Sempre ao chegar não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão.
  • Evite circular pelos corredores e até mesmo visitar outas enfermarias/apartamentos.
  • Se desejar (e or autorizado) auxiliar a equipe de enfermagem durante os procedimentos de higiene, solicite um par de luvas de procedimento, lavando as mãos antes de calçá-las.
  • Ao término do procedimento lave suas mãos com agua e sabão
  • Sempre que for auxiliá-lo, em qualquer situação lave as mãos antes e depois.
  • Apesar de sua boa vontade, lembre-se de que não é recomendável auxiliar no cuidado de outros doentes.
  • A roupa cedida pelo hospital para a sua proteção é de uso restrito as enfermarias. Evite circular em outros setores com as mesmas.
  • Caso ocorra algum acidente com você durante sua permanência no hospital comunicar imediatamente a nossa direção.

Informações ao Paciente

É com imenso carinho que o acolhemos no Hospital São Raimundo durante a sua estadia. Nós somos um moderno e confortável hospital, equipado com tecnologia biomédica de última geração, com equipes de serviços altamente qualificadas para cuidarem de você e de seus familiares com carinho e dedicação.

O Hospital São Raimundo é uma instituição filantrópica e desejamos que sua recuperação seja rápida e que retorne o mais rápido possível às suas atividades habituais. Enquanto permanecer conosco, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para superar suas expectativas. As orientações aqui apresentadas tornarão sua estadia mais segura e tranquila.

Internação

  1. A recepção e a internação são responsáveis pela formalização de sua acolhida neste hospital.
  2. A internação só poderá ser efetuada sob a responsabilidade de um médico legalmente habilitado, o que deverá ser comprovado por meio do prévio cadastro no Hospital São Raimundo.
  3. O Cliente/Paciente deverá estar acompanhado por responsável no momento da internação, excluindo situações de emergência.
  4. Pessoalmente ou por meio do seu responsável, o Cliente/Paciente deve dirigir-se à recepção com os seguintes documentos originais: carteira de identidade,  CPF,  solicitação  do  médico  para internação,  carteira  do  plano  de  saúde  (quando  for  o  caso) e todos  os  demais  documentos  exigidos  pela  operadora  do  plano de  assistência  à  saúde  ou
  5. Lembramos que, sem  os documentos acima descritos, estaremos impossibilitados de realizar a internação pela operadora de plano de saúde e, por conseguinte, a internação hospitalar ocorrerá em caráter particular.
  6. Sugerimos aos Clientes/Pacientes que possuem plano de assistência  à  saúde  ou  seguros  de  saúde  credenciados ao HSR que tomem conhecimento prévio da abrangência de cobertura direta ou reembolso, bem como sobre as limitações dos mesmos. Para os casos em que o plano de assistência à saúde exija guia de autorização, os pacientes deverão estar de posse do documento no ato da internação. Caso o Cliente/Paciente não tenha providenciado a guia de autorização junto ao plano de saúde, a internação acontecerá em caráter particular.
  7. Nos casos em que o plano de assistência à saúde não autorize os materiais especiais (órteses, próteses e materiais  especiais) e  demais  procedimentos  indicados  pelo  médico  assistente,  os mesmos serão cobrados diretamente do Cliente Paciente.
  8. Clientes/Pacientes que solicitarem acomodação  acima  da cobertura do plano (suíte) deverão, no momento da alta, arcar com o pagamento das diferenças devidas.
  1. Assistência ao Cliente/Paciente

    • Assim que chegar ao posto de enfermagem, o Cliente/Paciente deverá  ser  recebido  por  um  profissional  de enfermagem que dará orientações gerais. Sempre que precisar de auxílio, bastará acionar a chamada de enfermagem, pois em cada andar há um posto com um enfermeiro responsável pela equipe de técnicos, além de um enfermeiro supervisor de plantão durante 24 horas.
    • O serviço de enfermagem é contínuo e ininterrupto, realizado por uma equipe especializada, composta por colaboradores do Hospital São Raimundo identificado pelo crachá.
    • Todo Cliente/Paciente internado no Hospital São Raimundo, deverá ser assistido, por sua livre escolha, por um profissional médico habilitado e tecnicamente responsável pela internação, tratamento e alta.
    • O médico-assistente possui a responsabilidade de manter  seus  Clientes/Pacientes  informados  a  respeito  de  todos  os procedimentos, causas e riscos envolvidos a que eles serão submetidos.
    • Somente as prescrições médicas que forem expressamente transcritas por profissionais habilitados serão executadas nos Clientes/Pacientes.
    • Haverá sempre um médico de plantão que, na ausência do médico-assistente, poderá ser chamado. Caso necessário, basta acionar a chamada de enfermagem para solicitar ajuda à enfermagem.
    • Orientamos que a circulação do Cliente/Paciente é restrita a sua Unidade de Internação.
    • Recomendamos que o Cliente/Paciente em pós-operatório aguarde a orientação do seu médico para sair do leito. Este cuidado é necessário para a prevenção de quaisquer acidentes.
    • Não é permitida a interferência dos familiares e acompanhantes na assistência ao Cliente/Paciente, sendo que quaisquer dúvidas deverão ser dirimidas diretamente com o médico-assistente, ou, na ausência deste, com o médico de plantão.
    • Para o seu bem-estar e conforto, o Cliente/Paciente pode utilizar suas próprias roupas durante a internação. Para os casos em que for necessário uso da camisola do HSR, o Serviço de Enfermagem irá orientar o uso. Sugerimos peças confortáveis tais como: camisolas, pijamas, abrigos.
  2. Televisão

    • Informamos que o controle remoto da TV é entregue no momento da internação e deverá ser devolvido na alta do Cliente/Paciente. A programação dos canais está anexada ao Manual de Orientações

UTI – Unidade de Tratamento Intensivo

  • No intuito de podermos oferecer o melhor atendimento aos nossos Clientes/Pacientes e,  consequentemente,  reduzir  o desgaste emocional de seus familiares, a equipe profissional do Hospital São Raimundo solicita sua atenção para alguns pontos relevantes.
  • A nossa UTI possui uma equipe multidisciplinar, especializada e capacitada, que tem por objetivo a recuperação da saúde dos Clientes/Pacientes.
  • Compreendemos que, em muitos casos, a internação hospitalar é um momento frágil para toda a família do Cliente Paciente. Recomendamos que  deverá  haver  um  esforço  de todos no sentido de minimizar os focos de atrito, tornando o ambiente propício para a promoção, integração e recuperação da saúde do Cliente Paciente.
  • Solicitamos, portanto, que atentem para algumas normas que primam a excelência no atendimento ao Cliente Paciente:
  • Os médicos da UTI devem fornecer informações relacionadas ao quadro clínico do Cliente/Paciente, mas deverão respeitar a opinião do médico-assistente, principal responsável pelas condutas diagnósticas e terapêuticas.
  • A comunicação referente ao estado de saúde do Cliente/Paciente é realizada pessoalmente entre os médicos da UTI ou médico-assistente e familiares nos horários de visita.
  • As visitas são limitadas a duas pessoas por Cliente/Paciente. Lembramos que a permanência de um acompanhante é terminantemente vetada, visando o bem-estar do Cliente/Paciente.
  • Orientamos que não é permitida a entrada de pertences, aparelhos celulares e aparelhos eletrônicos.
  • Siga rigorosamente as instruções referentes aos cuidados no contato com os Clientes Pacientes, como lavagem das mãos ou outras normas  de  segurança  que  possam eventualmente ocorrer.
  • O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar atua em conjunto com a equipe multidisciplinar.
  • Esclarecemos que todos os equipamentos instalados na UTI são analisados através das nossas centrais de monitorização, dessa forma não há necessidade de intervenção dos visitantes nos casos de disparo dos alarmes sonoros.
  • Procure demonstrar calma e confiança na recuperação do seu familiar. Essa atitude é fundamental para o tratamento. A equipe multidisciplinar da UTI agradece a sua compreensão, reforçando a informação de que somos seu principal aliado, junto ao médico-assistente, no restabelecimento da saúde do seu familiar. Consentimento para Tratamento
  • Todo tratamento é sempre realizado sob o controle de um ou mais médicos responsáveis pelo Cliente/Paciente. Ao ser admitido para tratamento, o Cliente/Paciente estará consentindo a realização de  exames  radiológicos  e  laboratoriais,  procedimentos clínicos, cirúrgicos, fisioterápicos ou outros serviços assistenciais gerais ou específicos, indicados pelo médico como necessários ao tratamento.
  • Lembramos que nos casos em que existirem riscos ao bem-estar do Cliente/Paciente, serão adotadas todas as medidas terapêuticas indicadas pelo médico-assistente, mesmo sem autorização expressa do Cliente/Paciente.

Recusa de Tratamento

O Cliente Paciente e/ou responsável tem o direito de recusar submeter-se a determinado tratamento. Para tanto, existe um formulário específico a ser preenchido e que deve ser solicitado pelo Cliente/Paciente à Supervisão de Enfermagem ou ao médico plantonista.

Refeições

A dieta dos Clientes/Pacientes é prescrita pelo médico-assistente. A assistência nutricional é monitorada, diariamente, por uma equipe qualificada de nutricionistas responsáveis pela conduta dietoterápica.

As refeições do acompanhante NÃO estão incluídas na diária hospitalar, inclusive café da manhã. Nenhum alimento preparado fora do Serviço de Alimentação e Nutrição do Hospital São Raimundo pode ser oferecido ao Cliente/Paciente.

Serviço de Alimentação e Nutrição Ramal 203

Serviço de Higienização e Rouparia

A higiene e desinfecção dos apartamentos são realizadas diariamente. Contamos com colaboradores devidamente treinados e com a utilização de equipamentos adequados.

O Serviço de Higienização estará disponível sempre que houver necessidade de limpeza ou recolhimento de lixo extra. Para acioná-lo, entre em contato através dos ramais 231.

Esclarecemos que a roupa de cama do Cliente/Paciente e acompanhante é trocada diariamente, exceto os cobertores, que são trocados na alta hospitalar ou nos casos que se fizerem necessários.

 

Visitas e Acompanhantes

Nos Apartamentos:

  • Salvo proibição médica, as visitas aos Clientes Pacientes são permitidas diariamente no horário das 8h às 20h.
  • A criança deve evitar o ambiente hospitalar por ser desaconselhável à sua saúde.
  • Após o horário regular de visita, é permitida a permanência de apenas um acompanhante nas acomodações.
  • É importante ressaltar que o excesso de visitas poderá perturbar o repouso e a recuperação do Cliente/Paciente, bem como a execução dos procedimentos da equipe multidisciplinar.
  • As flores são lembranças gentis, mas lembramos de que é fonte de contaminação para o Cliente Paciente. Recomendamos que os visitantes evitem trazê-las, casos contrários devem solicitar um jarro a uma camareira através do ramal 200, para colocá-las do lado de fora do apartamento.

UTI:

  • Visando ao bem-estar do Cliente Paciente, lembramos que a permanência de um acompanhante é terminantemente vetada na Unidade de Terapia Intensiva.

Enfermarias:

  • Horário de Visitas: 13:00 as 13:30
  • A presença de acompanhantes só é permitida para pacientes menores de 18 anos ou acima de 60 anos.

Transferências

  • Nos procedimentos em que o Cliente/Paciente for transferido do Centro Cirúrgico para a UTI orientamos a imediata desocupação do apartamento para o Setor de Internação.
  • Para transferência de acomodação solicitada pelo Cliente/Paciente, será cobrada uma taxa de serviço.

Alta Hospitalar

  • O horário de alta hospitalar é de acordo com a conduta de cada médico.
  • É necessária a confirmação de alta médica  com  o  Posto de Enfermagem.
  • O responsável pelo Cliente/Paciente deverá encaminhar-se à Secretaria  do faturamento no andar térreo do Hospital São Raimundo para quitação de possíveis despesas geradas na internação.

Observações

  • Para sua maior comodidade, sugerimos que o responsável ligue para a Secretaria do faturamento no ramal 202 para que os colaboradores possam aperfeiçoar o fechamento da conta até a alta do Cliente/Paciente, objetivando reduzir o tempo de espera.
  • Após a alta hospitalar, é adequado que os Clientes/Pacientes deixem o apartamento com seus pertences o mais breve possível, visto que outros Clientes Pacientes estarão, possivelmente, aguardando a liberação do mesmo.

Contas Hospitalares

  • O Cliente/Paciente particular deverá, obrigatoriamente, efetuar o pagamento no momento da internação em forma de calção (depósito de garantia), conforme normas e tabela de preços do Hospital São Raimundo. Nos casos de urgência e/ou emergência, o pagamento inicial será solicitado após o vencimento da primeira diária.
  • Todo Cliente/Paciente que possui plano de assistência à saúde que não estiver com a documentação regularizada efetuará os pagamentos parciais conforme estipulado anteriormente.
  • O Cliente/Paciente (dispõe de um prazo máximo de 24 horas para  a  regulamentação  de  sua  situação  de    Caso  contrário,  o  atendimento  médico-hospitalar passará para condição de Cliente Paciente particular.
  • Não trabalhamos com cheques.
  • Na eventualidade de restituição do depósito de garantia  quanto  à  ocorrência  do  saldo  credor  na  conta  do Cliente/Paciente,  a  mesma  se  fará  somente  após  a  compensação  bancária  de  cheques  dados  em  pagamento  e regularmente depositados.
  • O Hospital São Raimundo solicitará reforço de depósito na medida em que as despesas havidas com o Cliente/Paciente venham a atender 80% do depósito em garantia, em valor igual a este.
  • A diária começa a ser cobrada a partir da internação do Cliente/Paciente, independentemente do horário em  que houve a internação.
  • A liquidação da conta hospitalar deverá ser providenciada imediatamente após a sua apresentação.
  • O Cliente/Paciente somente deverá deixar o hospital mediante alta médica e a quitação da conta hospitalar na secretaria.
  • Caso não haja cobertura de algum item, por exemplo, materiais, próteses e outros, nas limitações de cobertura do plano de saúde, a despesa será cobrada diretamente ao responsável/Cliente/Paciente (após negativa da operadora do plano de saúde).
  • O Hospital São Raimundo debitará na conta dos Clientes/Pacientes os danos causados em móveis, utensílios e bens de sua propriedade, quando causados pelos mesmos.
  • Os honorários do médico-assistente não estão incluídos na fatura hospitalar, sendo de  inteira  responsabilidade  dos próprios médicos sua fixação e forma de recebimento. O hospital não participa direta ou indiretamente desse acordo.

Recomendações

Com a finalidade de proteger o bem-estar dos Clientes/Pacientes e o bom funcionamento do HSR, é vetado aos Clientes/Pacientes, familiares e visitantes:

  • Falar alto e fazer barulho excessivo.
  • Permanecer em trajes impróprios e dormir nos corredores ou fora de seus aposentos.
  • Fumar em qualquer dependência do Hospital São Raimundo conforme Lei Federal nº 9.120/90.
  • Cozinhar, lavar, estender roupa nos aposentos e janelas.
  • Fechar internamente a porta do quarto à chave.
  • Trazer medicamentos e alimentos de fora do Hospital São Raimundo para serem ministrados ao Cliente Paciente.
  • Realizar visitas sem autorização médica.
  • Usar bebidas alcoólicas no hospital.

A direção do Hospital São Raimundo tem todo interesse em ser informada  sobre  qualquer  irregularidade  verificada na prestação dos seus serviços.

A direção do Hospital São Raimundo se reserva o direito de alterar qualquer item das presentes orientações, sem aviso prévio, no sentido de resguardar e proteger os interesses da instituição.

Durante a internação do Cliente/Paciente no Hospital São Raimundo recomendamos que não sejam oferecidas gratificações aos nossos colaboradores. Prestar bom atendimento faz parte de sua formação e da orientação profissional que recebem.

Segurança Pessoal e Patrimonial

  • O Hospital São Raimundo não se responsabilizará por objetos de valor, joias, dinheiro ou qualquer outro tipo de pertences.
  • É desaconselhável trazer para o hospital objetos de valor.
  • A monitorização da segurança é realizada por câmeras de vídeo 24 horas.
  • O Cliente/Paciente, seus familiares e visitantes devem colaborar com os procedimentos que garantam a segurança de todos, particularmente em áreas de circulação restrita. Por isso a obrigatoriedade da identificação na entrada, bem como a devolução da etiqueta de identificação na saída do hospital.

Orientações Gerais para Pacientes de Internamento Cirúrgico

  1. Chegue 01 hora antes do horário marcado para a cirurgia, para que exista tempo adequado a sua admissão no hospital e cuidados de enfermagem;
  2. Para sua segurança e evitar risco de complicações respeite o período mínimo de jejum. Não podem ser ingeridos alimentos sólidos e leite 08 horas antes da cirurgia. Os demais líquidos por 06 horas antes da cirurgia. Assim, os pacientes que tem a cirurgia marcada no horário da manhã devem se alimentar até as 22 horas da noite que antecede a cirurgia. Os que forem realizar cirurgia no horário da tarde poderão alimentar-se até as 6 horas da manhã do dia da cirurgia;
  3. Traga todos os exames realizados para a cirurgia, por exemplo, exames laboratoriais (exames de sangue, urina, etc.), eletrocardiograma (exame do coração), raios-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância, biópsia, etc.
  4. Informe ao seu médico sobre alergias e qualquer doença pré-existente, como, por exemplo, hipertensão (pressão alta), diabetes (açúcar no sangue), doenças do coração, doenças de coagulação do sangue, ou outras;
  5. Informe ao seu médico sobre as medicações que está usando. Para não ocorrer dúvidas, traga as receitas ou mesmo as caixas dos remédios;
  6. Não utilize medicamentos que contenham AAS (Ácido Acetilsalicílico) ou derivados por duas semanas antes da cirurgia para evitar complicações de sangramento. Caso tenha feito uso, informe ao seu médico para que sejam tomadas as medidas adequadas;
  7. Os anti-hipertensivos (medicamentos para pressão alta) devem ser tomados normalmente no dia da cirurgia e no horário de costume, porém, apenas com um pequeno gole de água;
  8. Tome banho completo na noite anterior e novamente no dia da cirurgia, o mais próximo possível do horário da operação. Use toalhas e roupas limpas. Escove os dentes normalmente. Tenha cuidado com a higiene pessoal;
  9. Realize a tricotomia (retiradas dos pêlos) no local em que será realizada a cirurgia, de preferência duas horas antes da cirurgia.
  10. Não utilize maquiagem, esmaltes, cremes e perfumes no dia do internamento para a cirurgia. Evite trazer jóias e similares (anéis, relógios, brincos, etc.) ou objetos de valor para o hospital;
  11. Caso sua cirurgia seja para remoção de tumor ou para retirada de órgãos ou parte deles (por exemplo, retirada da vesícula, útero, mama, etc.) trazer um recipiente de plástico de tamanho médio com tampa para colocação do material cirúrgica que será encaminhado para o laboratório. O próprio paciente ou responsável levará o material;
  12. No momento da alta hospitalar o paciente deve estar acompanhado de um adulto responsável;
  13. Caso o seu médico tenha várias cirurgias marcadas para o mesmo dia, a ordem dos pacientes será definida pelo próprio médico.